Foi-se o tempo em que as palavras diversão e trabalho, compromisso e jogos eram consideradas extremamente opostas. Pois, atualmente, as empresas investem em desenvolvimento de games para atrair e engajar colaboradores. Uma pesquisa realizada com promotores de vendas da Trade Marketing Solution (TMS), por exemplo, indicou que a utilização de jogos corporativos aumentaram 20%, em média, os resultados em vendas.
E essa tendência de gamificação pode ser observada tanto em corporações de diversos ramos de atuação quanto na educação e até nas áreas médicas. Estas empresas buscam, com a iniciativa, treinar os funcionários, definir as metas e até ampliar sua produtividade.
Esses games podem ser utilizados pelas empresas com diversos objetivos, como treinamento de profissional, engajamento de funcionários e até divulgação de produtos das empresas. Para as instituições que já implantaram a solução, os jogos ajudam a estimular o desenvolvimento dos colaboradores, além de possibilitar troca de experiências e estimulam a vivência nas organizações.
A ferramenta também está sendo muito utilizada por instituições de ensino. Neste caso, os games são utilizados como uma alternativa que auxilia no desenvolvimento dos estudantes e aumenta o interesse destes pelo aprendizado das disciplinas ministradas em sala de aula.